Como abrir um Salão de Beleza – Coisas importantes que você precisa saber e fazer antes de abrir um salão de qualquer tipo.
Como abrir um Salão de Beleza.
Vamos enfrentá-lo, abrir qualquer negócio, seja uma start-up ou um grande empreendimento, é um grande negócio. E se você quiser acertar desde a primeira tentativa, é melhor planejar e se preparar.
Há muito a se considerar antes de abrir um salão de cabeleireiro ou qualquer outro tipo de salão de beleza. E tudo pode ficar muito confuso, especialmente se for sua primeira vez em qualquer tipo de negócio. Como abrir um salão? Por onde você começa? Quanto custa para abrir um salão? Como você prioriza? Pode ser difícil descobrir o curso de suas ações, por isso preparamos uma lista de itens a ter em mente ao abrir um salão.
Você está lendo: Como abrir um Salão de Beleza
1. Faça uma análise de mercado – Como abrir um Salão de Beleza
Quando você está tentando descobrir como abrir um salão de beleza, este é um bom lugar para começar. Antes de qualquer coisa, determine seu público-alvo, estude-o e analise a concorrência. Os resultados obtidos com sua análise definirão quais tipos de serviços estão em demanda e quais estão faltando. Também o ajudará a definir o seu conceito e distinguir os serviços que o seu salão pode oferecer. Também pode ajudá-lo a chamar a atenção dos clientes desde o início e oferecer algo que nenhum dos salões de beleza em sua área pode oferecer.
Os salões de beleza abrem em dias alternados, mas e se não houver serviço expresso nas proximidades? E se todos os salões de beleza da sua cidade não permitirem que você traga seus filhos? Isso é uma verdadeira chatice para uma nova mãe que quer se sentir e ter uma boa aparência, mas não há ninguém para tomar conta. Seja o primeiro salão a oferecer uma área de playground em seu salão.
Como você pode fazer isso? Existem diferentes ferramentas de análise, algumas das quais até gratuitas. Você nem sempre precisa gastar uma quantia indefinida de dinheiro quando está apenas nos estágios iniciais de abertura dos serviços de cabeleireiro. Você pode usar suas habilidades de observação quando visitar diferentes salões como cliente e ver como os funcionários se comportam e como outros clientes respondem ao atendimento ao cliente. Mas uma das melhores ferramentas de pesquisa e análise, que também é gratuita, é a web. Por exemplo, você pode pesquisar salões no Yelp, ver quais serviços eles oferecem, visitar suas páginas e analisar depoimentos de clientes.
2. Defina o seu conceito – Como abrir um Salão de Beleza
O que eu preciso para abrir um salão de beleza além da pesquisa de mercado? Quando você souber quem são seus clientes em potencial, o que eles querem e o que é oferecido pelos salões de beleza em sua área, você pode definir o conceito do seu salão. E se você tiver uma imagem em mente, melhor ainda. Agora você pode personalizá-lo com base na análise de marketing.
Seus clientes querem ter uma boa aparência? Certo. Eles também desejam uma experiência mental positiva a cada visita. Pense em todas as vezes em que você se sentiu uma nova pessoa depois de cortar o cabelo, ou como se tivesse se encontrado com seu amigo depois de fazer as unhas. É assim que seus clientes querem se sentir após cada consulta. E é isso que você se esforçaria para oferecer a eles.
O conceito do seu salão é mais do que apenas o design de interiores e os serviços que oferece. Há espaço para a criatividade, mesmo se você estiver começando um cabeleireiro, que é o terceiro na sua área. Mais do que isso, você deve ser criativo ao abrir uma empresa semelhante.
Pense bem no conceito nos detalhes, como a cor do uniforme que seus funcionários usarão, se houver, e como eles irão cumprimentar os clientes. É por isso que a pesquisa e a análise do seu público-alvo e da concorrência vêm em primeiro lugar. Assim, você pode encontrar maneiras de ser criativo. Encontre uma tendência e transforme-a em moda.
Seu conceito também dependerá, até certo ponto, do tipo de salão que você deseja abrir. Você deve saber com certeza o tipo que deseja antes de iniciar um salão de beleza. Os salões podem ser classificados por tamanho relativo em:
- Salão de beleza – uma clínica menor com serviços básicos, equipe limitada e requisitos mínimos de espaço;
- Salão de beleza – consultório de médio porte com mais variedade de serviços e diferentes categorias de profissionais, que influenciam os preços. Pode haver serviços adicionais, como venda de bebidas orgânicas ou produtos para a pele;
- SPA e centro de bem-estar – uma empresa maior que oferece um amplo espectro de serviços, desde simples estética de unhas até cirurgia plástica. A equipe varia de especialistas em beleza a profissionais médicos;
- Cadeia – é uma rede de salões de beleza ou salões sob o mesmo proprietário ou franquia.
Os salões também podem ser agrupados por sua categoria de preço:
- Econômico – oferece apenas os serviços básicos e utiliza produtos do segmento de menor preço. Eles também economizam dinheiro alugando espaços mais baratos;
- Business – oferece preços médios, mas também qualidade superior, tem mais profissionais que também podem oferecer conselhos, consultas e ajudar na tomada de decisões;
- Premium – este tipo de negócio está localizado em um prédio separado, emprega profissionais com certificados e diplomas de nível superior, utiliza produtos e tecnologias de ponta;
- Luxo – destinado a clientes VIP com padrões e qualidade mais elevados do que em qualquer outro tipo. Eles também não dependem da localização e geralmente têm estacionamento próprio.
Você está lendo: Como abrir um Salão de Beleza
3. Faça um plano de negócios e prepare outros papéis
Um dos primeiros passos para abrir um salão de beleza com sucesso é criar um plano de negócios. Aqui estão algumas dicas que você pode considerar:
- Conheça o seu público e a concorrência (já mencionamos isso nos parágrafos anteriores).
- Seja realista em suas estimativas financeiras. Sonhar grande é ótimo para motivar, mas pode decepcionar você em um plano de negócios.
- Forneça fatos sobre por que você acha que seu salão será um sucesso. Você tem que acreditar nisso. Leia alguns artigos sobre como ser um proprietário de salão de sucesso para se motivar.
- Não faça reivindicações vazias.
- Não use adjetivos fortes ou superlativos. Um plano de negócios deve soar formal.
- Seja realista com os prazos de seus planos.
Além disso, não se esqueça dos documentos que você precisa preparar antes de iniciar o seu próprio salão de beleza . Você precisará de um número de identificação de empregador federal, uma licença comercial, bem como uma autorização de revenda, se for vender produtos. Todos os profissionais que você contratar também precisam de licenciamento, portanto, certifique-se de que eles o tenham. Por exemplo, um cabeleireiro requer uma licença de cosmetologia. Isso lhes dá o direito de cortar e colorir o cabelo, fazer tratamentos faciais e manicure.
4. Escolha o local e o espaço certos para o seu salão
O que você precisa para abrir um salão de beleza quando se cuida dos aspectos conceituais? É, claro, o local certo. Qualquer tipo de propriedade é caro para comprar, então a maioria dos proprietários de salões de beleza aluga seus espaços. Alguns até alugam uma seção de um salão maior. Tudo depende de suas habilidades financeiras, conceito e planos futuros. Tenha em mente que:
- A localização atrai clientes: se for fácil de chegar, a placa e a porta da frente forem fáceis de distinguir de outras lojas, os clientes em potencial certamente perceberão.
- Considere a quantidade de equipamento e outro estoque que você terá: por exemplo, seis cadeiras exigirão cerca de 1.000 pés quadrados.
- Existe um lugar de estacionamento por perto? É acessível para cadeiras de rodas? Isso é algo que qualquer cliente apreciará, mesmo que não precise, e isso influenciará positivamente a sua imagem.
- Se você pretende expandir seu negócio, considere quanto espaço precisará no futuro: você pode colocar mais cadeiras? Existem salas adicionais que podem ser usadas para serviços? Você vai mudar assim que sua empresa ultrapassar um limite predefinido de crescimento?
O que você precisa para abrir um salão de beleza além de uma boa localização? Pense no interior. Em termos de planta e design do seu salão, deve ser confortável para os clientes tanto quanto para os seus funcionários. Iluminação adequada, áreas de estar confortáveis, cores suaves do interior, tudo é importante. Outra coisa a se considerar, mesmo para os salões menores, é uma área de espera. Deve haver pelo menos algumas cadeiras para que os clientes que vieram antes não tenham que se levantar. Um bebedouro, lanches, revistas temáticas de beleza também dão um toque bacana.
Uma das dicas para abrir um salão de beleza é ter a planta em folha de papel, de preferência várias cópias. Em seguida, você pode brincar com diferentes posicionamentos de cadeira e descobrir o uso mais eficiente do espaço. Existem algumas coisas a ter em mente:
- Deixe espaço suficiente entre as cadeiras, cerca de 3-4 pés de distância entre as estações de trabalho, para que os estilistas tenham espaço suficiente para trabalhar;
- Deve haver uma sala separada para serviços de cosmetologia ou massagem, portanto, se você alugar um espaço aberto, terá que adicionar divisórias;
- Se você não puder pagar muito espaço, as estações de trabalho em ilha podem ajudá-lo a acomodar mais clientes;
- A coordenação de cores também é importante e pode depender do seu conceito, por exemplo, um salão Hair & Nails pode ficar bem em cores vivas e inspiradas na pop-art, mas um SPA se beneficiaria mais com cores suaves e relaxantes.
Outra característica importante de um salão de beleza é a recepção. Nem todos os guias sobre como abrir um salão de cabeleireiro mencionarão isso, mas você realmente precisa de um para deixar seu salão apresentável e organizar o trabalho dos administradores. Não precisa ser sofisticado, de alta tecnologia, desde que se ajuste ao resto do interior. Lembre-se, porém, de que não importa o quão barato ou caro seja, ele deve ter gavetas e compartimentos suficientes para acomodar a desordem. Os clientes não devem ver nenhuma bagunça.
E por último, embora a lista possa continuar, aqui estão algumas dicas sobre os aspectos técnicos do espaço do seu salão:
- Certifique-se de que as paredes sejam de concreto ou tijolo sólido se for usar processadores e secadores montados na parede;
- Pense em como você pode usar ao máximo a luz do dia, ao mesmo tempo em que oferece privacidade aos seus clientes;
- Use superfícies de piso que sejam menos escorregadias quando molhadas. Além disso, use materiais de cancelamento de ruído, se necessário;
- Certifique-se de que seus aparelhos elétricos e acessórios estejam em conformidade com a legislação básica.
Logotipo e sinal do salão de beleza . Outra dica de como abrir um salão é fazer um logotipo e uma placa para o seu salão. Enquanto a placa ajuda a atrair as pessoas da rua e mostra aos seus clientes de primeira viagem aonde vão, o logotipo ajuda a moldar a identidade do salão. Juntos, eles influenciam a primeira impressão do seu salão.
O logotipo é a cara do seu salão, por isso sugerimos que você solicite o design do logotipo de um designer ou estúdio profissional. Eles vão oferecer várias opções, para que você possa escolher a que mais gosta. Por outro lado, se você tem habilidades de design e deseja criar o seu próprio logotipo, lembre-se de que ele deve se encaixar no design de interiores e no conceito geral do salão.
5. Compre os móveis, equipamentos e produtos necessários
Existem várias opções aqui: comprar móveis e equipamentos novos, encontrar opções de segunda mão ou alugar. O equipamento profissional custa muito e pode aumentar significativamente o custo médio para abrir um salão. Por exemplo, um novo equipamento para um salão de cabeleireiro completo pode custar cerca de US $ 27.000. Também é importante economizar sempre que possível, mas lembre-se de que tudo tem uma data de validade. Equipamentos que podem quebrar a qualquer momento custarão mais do que o novo. Aqui está uma lista concisa do que você precisa:
- Móveis: cadeiras ou sofá para área de espera, recepção, cabeleireiro e manicure, mesa de massagem;
- Equipamentos: ferramentas para cabelo e unhas, como secadores, rolos, brocas de unha. Você também deve alugar uma máquina de café e comprar uma chaleira elétrica, para que seus funcionários e clientes possam beber algo quente;
- Outros materiais: não se esqueça de pedir chá, café e água, para oferecer algo para beber aos seus clientes e funcionários. Além disso, você precisa de material de limpeza para manter o espaço do seu salão arrumado.
6. Contrate as pessoas certas
Outro ponto importante na lista das etapas de “Como abrir um salão” é a contratação de funcionários. Em primeiro lugar, como proprietário, enquanto dirige um salão de beleza, você também é um funcionário, especialmente se for um profissional licenciado e prestará alguns dos serviços aos clientes. Além disso, você também precisará contratar:
- Gerente de salão – em um salão de tamanho médio ou maior, um gerente cuidará da manutenção de registros, papelada, agendamento e uma miríade de outras responsabilidades.
- Assistentes de salão – eles são estagiários de cosmetologia, por assim dizer, ajudando os estilistas lavando o cabelo de uma cliente enquanto ela trabalha em outra cliente, varrendo o chão, dobrando toalhas e fazendo outras tarefas menores no salão.
- Recepcionista – além de cumprimentar os clientes e atender o telefone, eles marcam consultas, recebem pagamentos de produtos e serviços e prestam atendimento geral aos clientes.
- Manicures – eles fazem manicures, pedicures, extensões de unhas, e outros serviços de unhas.
- Esteticistas – prestam serviços que envolvem cuidados com o corpo e possuem habilitação especial que permite a prática. Eles também podem fornecer serviços de maquiagem.
- Massoterapeutas – eles exigem um licenciamento de nível superior do que um esteticista.
7. Cuide do lado técnico das coisas
O que você precisa para abrir um salão de cabeleireiro depois de cuidar de todos os fundamentos comuns? Outra coisa importante é a tecnologia, mas isso também levanta algumas questões: O seu salão precisa de algum tipo de tecnologia de software e como começar um salão de beleza sem ela?
Realisticamente, você pode passar sem ele, pelo menos por um tempo. Mas o mundo gira em torno da tecnologia atualmente. Computadores, software e a Internet facilitam nossa vida e certamente podem melhorar os resultados de qualquer negócio. Você pode automatizar praticamente qualquer processo de negócios, melhorar a publicidade e o atendimento ao cliente.
Que tipo de tecnologia eu preciso para abrir meu próprio cabeleireiro? Um salão de beleza não precisa de muita tecnologia, apenas:
- um site;
- páginas de mídia social;
- software de gestão de agendamentos.
Uma grande parte da publicidade agora é feita online por meio de sites e mídias sociais. Podemos discutir se é crucial criar uma página no Facebook ou um site na hora de abrir um salão , mas isso certamente o ajudará a anunciar seus serviços e atrair a atenção da comunidade online.
A próxima dica sobre como abrir um salão de cabeleireiro é criar um site. Algumas pessoas buscam os serviços de que precisam apenas pela web, e perder esse público seria um erro, pois o número dessas pessoas está crescendo exponencialmente.
Qualquer site de salão deve incluir certos fundamentos indispensáveis , como uma página sobre seu salão que define seu conceito para os clientes, detalhes de contato, um mapa de sua localização e uma lista de serviços com seus preços. Você também pode adicionar uma galeria que irá preencher gradualmente com fotos de antes e depois de seus clientes. Se você já tem páginas de mídia social, é bom adicionar os links ao lado de seus contatos.
Quanto às contas de mídia social , você pode começar com o Facebook. Entre as muitas dicas e sugestões de como iniciar um cabeleireiro, você vai descobrir que uma página no Facebook é muito importante. São tantas as possibilidades de divulgação do seu salão. A plataforma em si possui recursos para negócios, mas o que é ótimo no Facebook é que as pessoas podem compartilhar seu conteúdo, divulgando assim seus serviços.
Você também pode colocar anúncios no Facebook, para que as pessoas interessadas em serviços de beleza possam vê-los e clicar na página do seu salão. O Facebook também é um dispositivo de comunicação, que permite que você converse com seus clientes, converse por meio de postagens e receba avaliações.
Outro tipo de tecnologia da qual seu salão pode se beneficiar é o software de gerenciamento de salão . É uma das principais dicas sobre como montar um salão de beleza. Software de salão de beleza é um sistema que pode fornecer centenas de maneiras de fazer seu negócio avançar desde o início, se você escolher a certa para suas necessidades , e aqui estão algumas delas:
- Automatize todos os processos do salão para economizar tempo e melhorar o desempenho;
- Crie uma boa gestão de clientes desde o início;
- Manter um banco de dados de registros de clientes e configurar a segmentação de clientes;
- Aprenda seus clientes a melhorar as campanhas de marketing;
- Investir em campanhas publicitárias e canais que realmente funcionem;
- Analisar o desempenho do salão e dos funcionários;
- Alcance seus objetivos financeiros com muito mais rapidez.
8. Considere o uso do sistema de gerenciamento de salão AGENDA DO MEU NEGÓCIO pois ele é o único Grátis
Agora que você descobriu como configurar um salão, deve configurar um sistema de gerenciamento de salão. O Agenda do Meu Negócio é um sistema de software fácil de usar que oferece um amplo conjunto de recursos para ajudá-lo a automatizar os processos do salão e melhorar o desempenho. Ter o seu próprio salão de cabeleireiro ocupa muito do seu tempo, por isso criamos um programa que vai tornar a sua vida mais fácil. O Agenda do Meu Negócio oferece:
Cadastro de:
- Serviços
- Profissionais (possuem sua própria agenda)
Gerenciamento de:
- Agendamentos
- Agendamentos dos seus profissionais
- Os seus Clientes
- Lembretes
- Ver quanto o seu estabelecimento está faturando, no dia, semana, mês e ano
É ótimo se você começar a usar o Agenda do Meu Negócio como seu primeiro software de salão de beleza , quando estiver apenas abrindo um salão, já que você pode explorar os benefícios desde o início. Mas também é fácil configurar o software e é o único grátis, isso é o mais interessante.
fonte: beautyprosoftware
0 comentário